Não-Me-Toque

Prefeito: Armando Carlos Roos
Telefone: (54) 3332-2600
Site do município, acessar!

Não-Me-Toque

Diversas versões chegam para explicar a origem do nome do município. Cada história contada, da maneira peculiar, em épocas e situações diferentes. Em relatos da memória oral, em documentos comprobatórios e na existência de plantas, ainda preservadas pela riqueza natural da região, nos levam a pensar sobre as versões da origem do nome Não-Me-Toque.

A miscigenação de holandeses, alemães e italianos com traços culturais deixados pelos portugueses tornam o município multicultural e com um povo diferenciado. O aspecto estrangeiro vai além do sotaque e da aparência, chegando aos costumes e hábitos da população, que até hoje cultiva a cultura de seus antepassados europeus. O cereal rei deu o primeiro passo da agricultura destaque de Não-Me-Toque, quando começou a bordar de amarelo ouro toda a região, destacando a "Capital da Lavoura Mecanizada". Hoje, quando o verde da soja completa essa paisagem típica brasileira, misturada ao multicolorido das flores do "Jardim do Alto Jacuí", num misto de zelo e progresso, todas essas misturas formam o povo alegre e progressista de Não-Me-Toque, reconhecida nacionalmente em 2009, como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

Não-Me-Toque, localizada na região noroeste do Estado, possui 16.997 habitantes (censo do IBGE/2010), com grande diversidade étnica. O município destaca-se pela realização de diversos eventos que buscam resgatar os costumes e manter viva as diversas etnias, como o Natal Étnico, por exemplo. Também é palco da Feira Internacional Expodireto - Cotrijal.

Eventos que contribuem para o desenvolvimento do setor de serviços, como hotéis e restaurantes, estão sempre prontos para receber os visitantes.