Selbach

Prefeito: Sérgio Ademir Kuhn
Telefone: (54) 3387-1144
Site do município, acessar!

Princesa do Alto Jacuí

Selbach é uma cidade colonizada por imigrantes de origem alemã, porém a maioria já estava no Rio Grande do Sul, instalados na região do Vale do Rio dos Sinos. Em 1897 o Coronel Jacob Selbach Júnior adquiriu, do Governo Federal, as terras onde hoje se localiza o município. Até então as terras pertenciam ao município de Carazinho.

O pedaço de terra adquirido foi dividido em lotes que eram vendidos a colonos. Para isso, eles precisavam atender a três requisitos: ser agricultor, ser católico e de origem alemã.

O Coronel Selbach acreditava que sendo todos da mesma religião e raça viveriam melhor em comunidade e facilitaria a implantação de núcleos educacionais (escolas), já que estas eram de responsabilidade de congregações missionárias. Foi assim que, a partir de 1905, começaram a se instalar as primeiras famílias.

Em seus pequenos lotes no meio da floresta nativa, produziam milho, feijão, trigo, fumo, mandioca e batatas. Logo se estabeleceu um núcleo habitacional que passou a se chamar Selbach, em homenagem ao seu precursor.

Em 22 de setembro de 1965 veio a se tornar município. Possui 4.929 habitantes (censo do IBGE/2010) e fica a 280km de Porto Alegre. A bela Princesa do Alto Jacuí tem sua origem no início do século XX com a imigração alemã, cultura fortemente enrizada no município até os dias de hoje.

O município é conhecido como o produtor das mais deliciosas cucas e possui diversidade em serviços e atrativos que encantam os turistas, além da típica gastronomia colonial e tradicional.