Alto Alegre-RS

Prefeito: Avelino Salvadori
Telefone: (54) 3382-1030
Site do município, acessar!

Alto Alegre 

 terra de gente que trabalha! 

 Um município com agricultura diversificada e forte, localizado na região noroeste há 275Km da capital. Com aproximadamente 1.613 habitantes, constitui-se como um lugar hospitaleiro e tranquilo, com ótima qualidade de vida para seus moradores. Na sua economia, o setor primário se destaca. A produção de soja, trigo, milho e aveia são as principais, bem como o setor agropecuário que conta com uma bacia leiteira forte, suinocultura com exemplares para exportação e ovinocultura. Além disso, Alto Alegre conta com agricultura voltada para a subsistência.  

 

A maioria da sua população produz alimentos para o próprio consumo, como feijão, mandioca, batata, frutas e hortaliças. O comércio e indústria são atividades de muita relevância na economia do município, setores que se desenvolvem com muita criatividade e inovação, trazendo cada vez mais serviços e oportunidades para Alto Alegre. Possui como principal atração turística o Rio Jacuí, muito procurado para a pesca, passeios de barco, para a instalação de condomínios na sua beira, para trilhas e caminhadas. Conta ainda com diversas belezas naturais, o Parque Municipal de Exposições Délio e Gema Dendena com grande infraestrutura, além do museu Jorge Sauer, guardião de nossa história e a Biblioteca Municipal.  

 

Destacam-se em Alto Alegre as manifestações culturais como o Canto Coral e o Teatro. O esporte do nosso município também é atrativo, tendo conquistado diversos títulos principalmente no futsal, bem como o rodeio e as atividades do CTG Porteira do Faxinal. Alto Alegre se destaca como um município que valoriza muito suas tradições, cultura, gastronomia e eventos religiosos, como a Procissão à Nossa Senhora Aparecida no dia 12 de outubro. 

 

É um dos 30 novos municípios emancipados no final da década de 1990, no noroeste do Rio Grande do Sul. Historicamente a área territorial da cidade foi fração de terras primitivas no Brasil Imperial e distrito mais antigo das Missões. Sua tradição histórica foi marcada por lutas entre colonizadores portugueses e espanhóis, na disputa pelo continente.