Fortaleza dos Valos

Prefeito: Márcia Rossatto Fredi
Telefone: (55) 3328-1133
Site do município, acessar!

Celeiro Mecanizado do Rio Grande do Sul

A origem de seu nome é relacionada a enormes valos abertos pelos índios em torno de uma Fortaleza Jesuítica. Outra versão relata que a Fazenda Fortaleza abrigou revolucionários durente o conflito entre republicanos e federalistas no ano de 1893 e estes teriam aberto valos para trincheiras.

Estas duas versões foram herdadas dos primeiros habitantes: os luso-brasileiros. Conforme Salomão Marques de Matos, o mais antigo morador nascido em 1990, a origem mais remota é atribuída aos índios guaranis, que já denominavam o lugar como 'fortaleza'. Outra versão diz que, na construção da Fazenda Fortaleza, valos eram feitos para separar as invernadas de gado. É bem aceita, tendo em vista que na época não havia cercas de arame para separar o gado. Ainda hoje é possível encontrar valos que comprovam isso. A colonização foi feita principalmente por imigrantes italianos.

Fortaleza dos Valos está localizada a 336km de Porto Alegre. Sua emancipação político-administrativa ocorreu em 03 de maio de 1982. O município destaca-se pelo roteiro turístico O Caminho das Belezas Naturais, da Gastronomia e dos Encantos da Colônia.