Municípios

Histórico

TERRA DA PROSPERIDADE

 

Por volta de 1839, a área de Boa Vista do Incra foi adquirida pelo Coronel José Lopes da Silva, 5 anos após a criação do município de Cruz Alta. Foi ele quem denominou a localidade como ‘’Fazenda Boa Vista’’. Após, em 1969, sendo dividida várias vezes, a Fazenda Boa Vista foi adquirida pelo IBRA para reassentamento de partes das famílias que tiveram suas propriedades atingidas pela construção da Barragem do Passo Real. Eram, na grande maioria, pequenos agricultores oriundos das margens dos Rios Jacuí, Jacuí Mirim e Ingaí.

 

Com o reassentamento, as famílias que se instalaram nas novas terras se encheram de esperanças e reconstruíram as suas vidas. Com muita luta e trabalho, venceram as dificuldades, conseguiram estruturar suas moradas e cultivar suas terras.  Em poucos anos, elevaram a produção de grãos, suínos, aves e equipamentos agrícolas.

 

A partir de 1979, foi designada uma comissão com a finalidade de receber do INCRA as áreas de reserva e as áreas destinadas à urbanização, escolas e outros usos devidos das áreas. A partir deste ato realizou-se a urbanização da Vila Boa Vista. Com isso, após a emancipação, a localidade foi chamada Boa Vista do Incra.

 

Boa Vista do Incra tem 2.447 habitantes (IBGE/2010), e localiza-se na mesorregião noroeste rio-grandense, distante 385 km de Porto Alegre. Quem conhece a Terra da Prosperidade se encanta com a hospitalidade e o amor deste povo por este chão de campos, lavouras e festejos, com uma gastronomia típica excepcional.  Em seus eventos, se destacam o Carnaval de Rua, o Boa Vista In Fest (a cada dois anos),  a tradicional Festa do Colono e Motorista e a Mateada Campeira.

Pontos Turisticos

Localização

Site

http://www.boavistadoincra.rs.gov.br/

Telefones

(55) 3613-1202

(55) 3613-1206

E-mail

saudebvi@hotmail.com