Municípios

Histórico

BERÇO DA LAVOURA MECANIZADA

 

Colonizada por imigrantes italianos e alemães que chegaram na  terra de Boa Esperança por volta de 1890. Passou a se chamar Colorado tempos depois, em referência ao rio de mesmo nome que, com suas águas avermelhadas, atravessa a região.

 

Colorado situa-se no Planalto Meridional do Rio Grande do Sul, a uma distância de 287 km da capital gaúcha. O município é essencialmente agrícola, com a economia baseada na produção primária, a partir do cultivo da soja, trigo, milho e cevada, seguidos da pecuária, suinocultura e a bacia leiteira. Estão em fase inicial a piscicultura e a apicultura.

 

As propriedades caracterizam-se pela auto-sustentabilidade, centralizadas em pequenos e médios produtores de grãos, tendo a soja como a produção em maior escala. Nas características religiosas do município, predominam os católicos, assim como a vida social que valoriza os eventos religiosos como festas, novenas e procissões. Características que podem ser percebidas nos pontos turísticos locais.

 

A emancipação político-administrativa de Colorado aconteceu em 13 de setembro de 1962, a população atual é de aproximadamente 3.550 habitantes. Colorado destaca-se hoje pelo turismo religioso visto na Igreja São João Batista, uma verdadeira obra de arte e também pelo Museu Boa Esperança, que relata toda a história da colonização no município.

Pontos Turisticos

Localização

Site

http://www.colorado.rs.gov.br/

E-mail

saudecolorado@dgnet.com.br

Horário de atendimento

Segunda a Sexta-Feira - MANHÃ
8 horas 15 min às 11 horas 30 min
Segunda a Sexta-Feira - TARDE
13 horas 30 min às 17 horas