As belezas do interior gaúcho vão te encantar

Data: 26 de janeiro de 2018

As belezas do interior gaúcho vão te encantar

Para quem busca contato com a natureza, com a história, agricultura e as tradições regionais deve conhecer a Rota das Terras Encantadas. Uma das regiões turísticas do Rio Grande do Sul, localizada na Região do Alto Jacuí, ao norte do estado, composta por 16 municípios, que juntos oferecem diversas opções em lazer, cultura e gastronomia. Conheça os principais roteiros turísticos da Rota das Terras Encantadas para você e sua família aproveitarem as férias de verão:

 

Victor Graeff: Caminho das Topiarias, Flores e Aromas
Victor Graeff é a Cidade da Mais Bela Praça do Rio Grande do Sul e a terra do Festival Nacional da Cuca com Linguiça. O roteiro inclui: Visita à praça famosa praça Tancredo de Almeida Neves, com suas mais de 200 esculturas em ciprestes podados artesanalmente; Visita à Casa do Artesão; Passeio em oito belíssimas propriedades rurais embelezadas com flores, folhagens, ervas medicinais, quiosques e ciprestes; Café colonial, almoço e lanche da tarde.

 

Fortaleza dos Valos: Caminho das Belezas Naturais,
da Gastronomia e dos Encantos da Colônia
Fortaleza dos Valos se destaca pela gastronomia típica e pelas belas paisagens, características desse roteiro. O roteiro inclui: Recepção na Praça Municipal Três de Maio; Parada no Monumento ao Cristo; Lanche matinal, trilha ecológica e almoço na propriedade rural Estância do Figueirão; Visita na Cantina Durigon, com degustação de vinhos, licores, massas, salgados e bolachas; Café da Rose, com trilha ecológica, atividades campeiras, café colonial com produtos típicos da gastronomia italiana; Visita à Casa do Produtor (artesanato e produtos coloniais).

 

Quinze de Novembro: Caminho das Belezas e dos Sabores Rurais
Localizada entre rios e arroios está Quinze de Novembro, mais conhecida como a Capital do Turismo Regional. O roteiro inclui: Recepção na Praça Municipal Clara Saft; Visita ao Museu Municipal e ao Museu de Ciências Naturais; Café colonial e trilha ecológica na Agropecuária Canaju; Passagem pelo Aterro de Travessia/Barragem do Passo Real; Na localidade de Sede Aurora visita-se: Museu Padre Paulo Bortolini, Igreja Nossa Senhora da Saúde, Gruta das Pedras, Fazenda das Pedras (passeio a cavalo); Parada nas Tendas Rurais; Opções de lazer, descanso e diversão em campings, como o Hotel de Lazer Águas da Fonte, Balneário Wilke no distrito de Santa Clara do Ingaí e o Camping Municipal Aurora.

 

Tapera: Rota Della Cuccagna
Tapera é uma cidade que preserva as suas tradições, com traços marcantes da colonização italiana e alemã presentes na história, gastronomia e cultura. O roteiro inclui: Visita à Casa do Vinho Rizzi (degustação e comercialização de produtos coloniais); Visita à propriedade da Família Crestani, (conheça e viva um pouco da história da imigração italiana e saboreie o delicioso Chá da Nona); Na Trattoria Bella Itália são servidos galetos, massas e outras delícias irresistíveis da gastronomia italiana, com toda a hospitalidade e características preservadas desde os colonizadores; Visita ao Centro Municipal de Eventos, espaço de arte, cultura, lazer e turismo; Visita à Casa do Artesão; Visita à Gruta Nossa Senhora de Lurdes; Visita ao Orquidário San Sebástian (cerca de 2 mil espécies); Trilha Ecológica.

 

Voltando ao Passado
Passeio com duração de dois dias onde são visitados seis munícipios da Região do Alto Jacuí. Victor Graeff: Passeio na Mais Bela Praça do RS, com mais de 200 esculturas podadas artesanalmente em ciprestes; Tapera: Conheça a Rota Della Cuccagna, A Rota da Fartura (Casa do Vinho Rizzi, Tratoria Bella Itália, Orquidário San Sebastian, Família Crestani, Chá da Nona); Não-Me-Toque: Aprecie um jantar campeiro no CTG Galpão Amigo; Selbach: O dia começa com café da manhã colonial no Recanto do Mel, visita ao Mini Mundo Encantado e almoço no Haras Pinno; Colorado: Conheça a Igreja Matriz São João Batista e no Museu Boa Esperança; Quinze de Novembro: Visita à Praça Clara Saft, após, aproveita-se a natureza no Hotel de Lazer Águas da Fonte.

 

Café com Orquídeas
Um belo, tranquilo e saboroso passeio em três municípios. Selbach: Café colonial no Recanto do Mel e visita ao surpreendente Mini Mundo Encantado; Tapera: Visita ao Orquidário San Sebastian e almoço na Trattoria Bella Itália; Victor Graeff: Passeio na Mais Bela Praça do RS, com suas esculturas feitas manualmente em arbustos e ciprestes.