Turismo em Foco: grupo trabalha no desenvolvimento turístico de Cruz Alta

Data: 23 de abril de 2018
Fotos: Luciano Gaspar
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação RTE

Turismo em Foco: grupo trabalha no desenvolvimento turístico de Cruz Alta

Um importante encontro realizado na noite desta segunda-feira, 23 de abril, reuniu na ACI – Cruz Alta, empresários e lideranças do município para a primeira reunião do projeto “Turismo em Foco”. Na oportunidade foi apresentada ao grupo a temática “A Municipalização do Turismo na Rota das Terras Encantadas”, através da explanação da Turismóloga e Diretora da Rota, Carolina Lopes de Borba.

O encontro também contou com a presença do Prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos e da Secretária de Cultura e Turismo, Laura Durigon Ajala, que junto com os demais presentes, analisaram o desenvolvimento e potencial turístico da “Terra de Érico Veríssimo”. O município não só se destaca por ser a terra natal do ilustre escritor, que inclusive recentemente ganhou uma estátua na Praça Matriz, como também por ter sido cenário de importantes acontecimentos, berço de outras personalidades gaúchas, e realizar anualmente grandiosos eventos.

O objetivo do “Turismo em Foco” é desenvolver a atividade nos municípios consorciados ao Departamento de Turismo do COMAJA, conscientizando a população de que a atividade turística deve ser desenvolvida de maneira sustentável, ou seja, trazendo benefícios para a localidade em todos seus setores. “O planejamento deve ser feito dentro das realidades locais e gerido com participação não só do poder público, mas de toda a comunidade”, destaca a Turismóloga Carolina.

 

Um pouco mais sobre Cruz Alta

Cruz Alta tornou-se um dos maiores e mais importantes municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 18 de agosto de 1821, o outrora imenso território, cuja área hoje comporta 219 municípios do Estado, serviu de berço para importantes personalidades gaúchas como Júlio de Castilhos, senador José Gomes Pinheiro Machado, general Salvador Pinheiro Machado, Heitor Annes Dias, general Firmino de Paula, Justino Martins, Érico Veríssimo, dentre outros tantos.

Cruz Alta também foi cenário de importantes acontecimentos políticos, militares, econômicos e religiosos que o Estado vivenciou. Toda essa história é contada através de seus principais pontos turísticos, como a Cruz - marco inicial da cidade, o Museu Histórico Municipal, a Estação Férrea, Museu Érico Veríssimo - casa onde nasceu o ilustre escritor. Destaque também para o Monumento Lenda da Panelinha, o Palácio da Intendência e a arquitetura urbana que encanta os visitantes.

Outro importante potencial turístico são os eventos culturais de significativa proporção como o Carnaval Intermunicipal - considerado o 3º melhor do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista - considerado o maior festival de música nativista do Estado, a Feira Nacional do Trigo - Fenatrigo, e a Romaria, que costuma atrair anualmente milhares de fiéis ao Santuário de Fátima.