Reunião apresenta as novidades da Rota das Terras Encantadas

Data: 26 de abril de 2018
Fotos: Luciano Gaspar
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação RTE

Reunião apresenta as novidades da Rota das Terras Encantadas

A reunião mensal do Departamento de Turismo Rota das Terras Encantadas aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 26 de abril, junto a Câmara de Vereadores de Ibirubá. Participaram a Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota, Carolina Lopes de Borba, diretores e secretários de turismo dos municípios consorciados. Na oportunidade os presentes abordaram os três eixos que a Rota das Terras Encantadas vem trabalhando nos últimos anos: Gestão e Planejamento; Qualificação; Marketing & Promoção.

Em Gestão e Planejamento foi apresentado o Plano Nacional do Turismo 2018-2022, instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo, e serve como base para que os municípios elaborem os seus. Outro assunto importante foi a criação e reativação dos Conselhos Municipais de Turismo, uma nova exigência do Ministério do Turismo aos municípios que querem estimular a atividade turística.

No tema Qualificação foi tratado sobre o seminário “Governança, Turismo e Cultura: Desafios dos Gaúcho”, que será realizado na região em parceria com a FAMURS e SEDACTEL. O local e a data do evento ainda foram definidas. Outro assunto da reunião foi o projeto “Viajando pela Rota”, que visa trabalhar nas escolas as temáticas turismo e educação. Após a apresentação do cronograma do projeto, ficou definido marcar uma reunião com os secretários de educação no mês de maio, para ampliar as discussões à respeito da novidade.

Encerrando a pauta, em Marketing & Promoção, a Diretora Carolina falou sobre a promoção dos roteiros turísticos Rota das Terras Encantadas, principalmente os que serão integrados à Rota Missões e comercializados em agências de viagens. Na oportunidade também foi apresentada pelo Assessor de Comunicação da Rota, Luciano Gaspar, a campanha “Maravilhas do Inverno”. O trabalho de divulgação visa apresentar nos próximos meses o potencial turístico da região, atraindo os visitantes também nessa época do ano.