Região participa de importante seminário em Victor Graeff

Data: 25 de junho de 2018
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação RTE

Região participa de importante seminário em Victor Graeff

Victor Graeff sediou na sexta-feira, dia 22 de junho, o seminário “Governança, Cultura e Turismo: Desafio dos Gaúchos”. O evento foi realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios - CNM, COMAJA – Rota das Terras Encantadas, Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, e Prefeitura Municipal de Victor Graeff.

Mais de 150 pessoas acompanharam a programação no Centro de Eventos Ivar José Roesler, entre elas a presença do Presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Glademir Aroldi. Durante a cerimônia de abertura fizeram o uso da palavra o Prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen, Presidente da AMAJA e Prefeito de Boa Vista do Cadeado, Fabio Mayer Barasuol, Presidente do COMAJA e Prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral, e do Diretor do Departamento de Turismo da FAMURS, Mário Ribas do Nascimento. A abertura também contou com a presença da Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, e da Senhorita Turismo Bruna Guedes.

Na sequência iniciou a palestra com o ex-prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que a partir do tema “Gramado: um case de sucesso”, apresentou o desenvolvimento do município nos mais diversos segmentos do turismo. Tissot destacou que Gramado foi se planejando ao longo do tempo, e hoje realiza anualmente mais de 250 eventos, que consequentemente atraem turistas o ano todo ao município.

Os programas oferecidos para liberação de recursos em prol do desenvolvimento da atividade turística, foi um dos assuntos abordados na palestra do Diretor de Turismo da FAMURS, Mário Ribas do Nascimento. Além de apresentar as “Políticas Públicas e Financiamento do Turismo”, destacando programas como Pró-Turismo RS e Prodetur + Turismo, Mário também falou sobre o projeto “Mundo Gaúcho”, que integra diversas opções de turismo cultural no Mercosul, e sobre o tema “Município: governança indispensável para o desenvolvimento do turismo”.

Ainda durante a programação do seminário, a Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, fez o lançamento do programa “Viajando Pela Rota”. Uma ação que será realizada nas escolas dos 16 municípios consorciados à Rota, visando trabalhar a temática turismo com alunos do 4º ano. As inscrições iniciam no próximo dia 2 e vão até 31 de julho. Mais informações sobre o programa no site: www.rotadasterrasencantadas.com.br.

Após a programação da manhã, os participantes foram recepcionados na sede da Associação de Funcionários da Cotrijal, onde puderam saborear os pratos típicos da Cidade da Mais Bela Praça: cuca com linguiça e a famosa “sopa no pão”. Ainda durante o almoço a equipe do COMAJA repassou à Associação de Cuqueiras de Victor Graeff, a notícia da liberação dos equipamentos conquistados através de um projeto de fortalecimento das agroindústrias, cadastrado no Ministério de Desenvolvimento Agrário. Com isso, será repassado às Cuqueiras uma extrusora de massa, uma batedeira planetária, um forno de tubo a gás, um embalador de mesa e um preparador de alimento, totalizando aproximadamente o valor de R$ 23.507,00.

Prefeitos e departamentos
de saúde e turismo tiveram reuniões

À tarde os Prefeitos dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, tiveram reunião. Com a presença do Presidente da CNM, Glademir Aroldi, e do Presidente da FAMURS, Salmo Dias de Oliveira, todos tiveram a oportunidade de debater importantes assuntos, alguns deles que também foram destaque na Marcha à Brasília, realizada em maio.

Os Secretários de Saúde dos municípios consorciados ao COMAJA, também se reuniram para discutir ações regionais, visando auxiliar os municípios com as necessidades do dia-a-dia das Secretarias de Saúde. Eles também abordaram sobre as cirurgias eletivas e como adequar os valores pagos aos hospitais e aos profissionais que atendem o COMAJA.

A reunião mensal da Rota das Terras Encantadas, com os Secretários e Diretores de Turismo, também aconteceu a tarde. Na oportunidade eles fizeram uma avaliação positiva do seminário realizado pela manhã, tendo em vista os temas das palestras apresentadas. Entre os assuntos, a Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota, Carolina Lopes de Borba, falou sobre a criação dos Planos Municipais de Turismo e Conselhos, participação em eventos, e também foi entregue aos municípios o material de divulgação do programa “Viajando Pela Rota”.