Municípios trabalham na elaboração do Plano Municipal de Turismo

Data: 29 de outubro de 2018
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação RTE

Municípios trabalham na elaboração do Plano Municipal de Turismo

Dando continuidade ao projeto “Turismo em Foco”, a Rota das Terras Encantadas, juntamente com os municípios consorciados, está trabalhando na elaboração dos Planos Municipais de Turismo. Na semana passada foi a vez de Tio Hugo e Tapera reunirem a comunidade para planejar e organizar as próximas ações em benefício da atividade turística.

TIO HUGO - Na quinta-feira, dia 25, a comunidade de Tio Hugo se reuniu no Polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil. Participaram secretários municipais, empreendedores, representantes de entidades, e também a Diretora de Turismo do Município, Denir Mühl.

Na oportunidade a Turismóloga e Diretora da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, falou sobre o tema “Planejando o turismo que queremos”. Após a explanação, o grupo elencou as potencialidades do município para a criação de um produto turístico, baseado em quatro eixos: atrativos; infraestrutura de apoio; equipamentos e serviços turísticos; gestão municipal do turismo. Em seguida analisaram os pontos fortes e fracos, e finalmente puderam definir as metas e ações que, junto com o Diagnóstico Turístico, serão inseridas no Plano.

TAPERA - Já no dia 26 de novembro, sexta-feira, foi a vez de Tapera. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Centro de Eventos, e contou com a grande participação de empreendedores, representantes de entidades, e também do Prefeito Volmar Kuhn, Vice-Prefeito Jorge Quadros e do Secretário de Desenvolvimento Renato Cassol.

O tema da palestra abordada pela Turismóloga Carolina foi “A Municipalização do Turismo”. Com a presença de diversos segmentos da sociedade, foi possível discutir e planejar os próximos passos em busca do desenvolvimento turístico do município, um trabalho em conjunto entre poder público e a comunidade em geral. Em um novo encontro, previsto para novembro, o grupo se reunirá para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Turismo.