Notícias

22 . 06 . 2017

Viagem proporciona muito conhecimento aos dirigentes municipais de turismo

   Os dirigentes municipais de turismo da região Rota das Terras Encantadas participaram de uma viagem técnica dias 21 e 22 de junho. Além de prestigiar a programação do 2º Congresso Nacional dos Conselhos Municipais de Turismo, em Veranópolis (RS), o grupo também conheceu alguns pontos turísticos da região da Serra Gaúcha.

   Na chegada o grupo desembarcou na cidade de Vila Flores. A primeira parada foi na “Villa do Pão” para saborear as delícias da culinária local. Em seguida todos conheceram a propriedade da Família Ceccato, mais especificamente a “Terapia Caminhante” e a “I’arte ceccato” (arte em cerâmica). A programação do dia encerrou com jantar no Restaurante Mascaron, que além de servir a comida típica da nona, ainda resgata a história dos imigrantes italianos através de objetos e decoração temática.
   O local de descanso foi na Pousada dos Capuchinhos. Com ambientes que contam a história dos Freis Capuchinhos, a pousada proporciona ainda contato com a natureza e momentos de meditação e fé na Capela localizada no centro do prédio.

 

2º Congresso Nacional dos
Conselhos Municipais de Turismo

 

   No outro dia o grupo da Rota das Terras Encantadas foi para Veranópolis, município que sediou o 2º Congresso Nacional dos Conselhos Municipais de Turismo. Este ano o evento teve como tema “Acessibilidade e Sustentabilidade”, e contou com a presença de importantes palestrantes da área.
   A programação iniciou pela manhã com o painel “Região Uva e Vinho: Um destino de COMTURS de sucesso”, com moderação de Juliana Dartora, da Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Em seguida o assunto apresentado foi “A governança em Enoturismo e Gastronomia” com o Dr. Enrique Torres Bernier da Universidade de Málaga e OMT – Espanha, e o Dr. Vander Valduga da Universidade Federal do Paraná.
   À tarde os trabalhos iniciaram com a apresentação dos “Indicadores de Governança”, através da fala do Dr. José Elmar Feger da Universidade Federal do Paraná. Após, o Dr. Carlos Virgen da Universidade de Guadalajara – México, apresentou “A experiência de Tequila como destino turístico (Pueblos Mégicos – México). “Acessibilidade, sustentabilidade e o feminino” foi o tema de encerramento, apresentado pela Dra. Fábia Trentin e Dra, Erly Silva, ambas da Universidade Federal Fluminense.