Notícias

05 . 06 . 2017

Turismo Rural será tema de curso oferecido pelo Senar em Ibirubá

   O Supervisor Regional do Senar/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Gelso Dal'Bello, esteve em Ibirubá na segunda-feira, dia 5 de junho, para apresentar os principais cursos oferecidos na região. Dentre eles, o Programa Turismo Rural, que inicia dia 17 de julho. Dividida em módulos, a capacitação aborda conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural.

   A reunião aconteceu na sede do Sindicato Rural, e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá, Leonir Fior, e de Quinze de Novembro, Sirlei K. Fassbinder, presidente do Sindicato Rural Elmar Konrad e a secretária Daniela Costa, Diretora de Turismo Rota das Terras Encantadas Carolina Lopes de Borba, e representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, e Emater/Ascar.
   Além de apresentar outros importantes cursos, como “Negócio Certo Rural” e “Com licença vou à luta”, Gelso também falou sobre o “Programa Turismo Rural”. Conforme a Diretora de Turismo Carolina, essa capacitação é uma excelente oportunidade para os produtores rurais identificarem o produto turísticos existente em suas propriedades, além de oportunizar uma alternativa de renda, que venha agregar aos demais trabalhos já realizados na propriedade.
   O primeiro encontro do Programa Turismo Rural será dia 17 de julho com palestra de sensibilização de quatro horas. Essa fase é aberta ao público em geral, podendo participar até 50 pessoas. Local e horários ainda estão sendo definidos.

 

Saiba mais sobre o programa Turismo Rural

   O programa Turismo Rural visa identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento de renda da propriedade rural. Podem participar os produtores e trabalhadores rurais que desejam utilizar sua propriedade como exploração de técnicas atrativas que promovam lazer e entretenimento a visitantes.


Pré-requisitos: ser alfabetizado e ter idade mínima de 18 anos;
Número de participantes por grupo: de 8 a 15;
Carga Horária: 220 horas;
Etapa I: Articulação e Sensibilização;
Etapa II: Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócio;
Etapa III: Planejamento e Implantação de Pousadas e Restaurantes Rurais; A Acolhida no Meio Rural;
Etapa IV: Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas; Implantação dos Pontos de Venda de Produtos Agroalimentares Típicos e de Artesanato; Comandando e Organizando a Cozinha Rural; Os Segredos da Boa Culinária Rural; O Serviço de Restaurantes Rurais;
Etapa V: Consolidação das Ações Desenvolvidas.

 

Mais informações no Sindicato Rural de Ibirubá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Departamento de Cultura e Agricultura das Prefeituras, Emater/Ascar e Rota das Terras Encantadas. Fone: 3324-3099.