Pontos Turísticos

Fortaleza dos Valos

O Caminho das Belezas Naturais da Gastronomia e dos Encantos da Colônia

Fortaleza dos Valos se destaca pela gastronomia típica e pelas belas paisagens, características desse roteiro. Tudo começa na Praça Municipal Três de Maio, onde os visitantes são recepcionados e é apresentado um breve histórico sobre o município. O passeio segue e faz uma parada no Monumento ao Cristo, importante local da crença, fé e religiosidade desta região.

Em seguida, o roteiro continua na bela propriedade rural Estância do Figueirão, onde os visitantes são recebidos pelos proprietários e saboreiam o lanche matinal com petiscos preparados no local. Após o lanche, segue-se para uma caminhada na trilha ecológica, em meio ao campo e mata, apreciando a natureza e a calma do interior.  No retorno, um belo almoço aguarda os visitantes, num ambiente familiar e acolhedor. Na sequência, segue-se para a Cantina Durigon, um local de importante produção de vinhos, licores e massas, onde há a oportunidade de degustação, além da comercialização de salgados e bolachas produzidas na propriedade.

À tarde, o roteiro segue para o Café da Rose, linda propriedade rural com natureza exuberante. Lá, os turistas também participam de uma trilha ecológica e têm a oportunidade de conhecer um pouco mais das atividades campeiras, como a encilha de um cavalo crioulo, que pode ser montado para uma tranquila e segura cavalgada.  Após as atividades, é servido um delicioso café colonial com produtos típicos da gastronomia italiana. Ao final do passeio, no retorno à cidade, visita-se a Casa do Produtor, onde são comercializados os artesanatos e produtos coloniais fabricados pelas propriedades rurais da região.